DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES MOTORAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

É na Primeira Infância, fase que abrange as idades de 0 a 5 anos, que as crianças se desenvolvem mais rapidamente nas diferentes áreas: motora, cognitiva, linguística e afetiva. Neste período há uma receptividade significativa a todos os estímulos vindos das pessoas que as cercam e do ambiente em que estão inseridas.
As primeiras experiências motoras de um ser humano se iniciam na vida uterina e a forma como cada criança se relaciona com os estímulos à sua volta é o que constrói o repertório do seu próprio corpo.

Como ajudar seu filho a estudar? Confira algumas dicas

A rotina de estudos é o ponto chave para o seu filho alcançar um bom desempenho na escola, nas lições de casa e nas avaliações. Também o auxilia a criar o hábito necessário, natural e saudável de estudar.

Construir com o seu filho um planejamento que sinalize um roteiro de atividades a serem seguidas pode ajudá-lo a se organizar, aumentando a sua autoestima e segurança.

Como transmitir os valores e éticas aos filhos?

Educar traz consigo um amplo leque de responsabilidades que acomete qualquer pai ou educador que se proponha à trabalhosa tarefa de ensinar uma criança a trilhar os caminhos do mundo inseguro. A violência, a falta de respeito e o individualismo — algumas das marcas em evidência dos dias atuais — levantam questões sobre como legar dois conceitos fundamentais da boa educação e do convívio social:

Existe uma idade certa para começar o estudo bilíngue?

A dúvida sobre quando inserir a criança no ensino da segunda língua permeia a cabeça de muitas famílias. Ao fazer uma pesquisa na internet, você provavelmente encontrará diversas opiniões, tanto a favor quanto contra.

A SEGUNDA LÍNGUA É ADQUIRIDA COM MAIS FACILIDADE

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou, recentemente, uma pesquisa segundo a qual as crianças, durante a primeira infância, ou seja, até os 7 anos de idade, são possuidoras de enorme facilidade para aprender uma segunda língua, caso sejam expostas a ela, naturalmente. Tal pesquisa confirma as teorias do linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky (nascido em 1928), tido como o “Pai da Gramática Gerativa”.

AS CRIANÇAS BILÍNGUES

Desde os primeiros momentos da vida, a criança começa a adquirir a linguagem, conforme ela lhe é exposta e na forma que ela a possa entender.

E quando está perante duas línguas diferentes? Por volta dos três meses o bebê irá produzir sons e vocábulos que apenas ele percebe e que nada têm a ver com a chamada linguagem de adulto. Esses vocábulos surgem como a resposta aos pais e aos momentos que passam com ele. Entre os seis e os oito meses, as inflexões e ritmos de fala começam a ficar mais ricos.

C1 A C5 – BILINGUISMO NA ED. INFANTIL

Pesquisas recentes indicam que estudantes bilíngues desenvolvem melhor suas habilidades nas áreas cognitivas. Essa talvez seja a explicação da razão pela qual esses estudantes geralmente apresentem um melhor desempenho em testes de inteligência verbal, no pensamento global e na solução de problemas.

Educação bilíngue no Brasil: Benefícios para o cérebro e desenvolvimento infantil

No Brasil, a educação bilíngue conquista cada vez mais espaço.

É senso comum que conhecer um idioma além do português é essencial. Não somente por facilitar a comunicação em escala mundial pela proficiência nas duas línguas, mas também por desenvolver o pensamento crítico, a apreciação e o respeito em relação a outras culturas.