ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
A filosofia educacional do Brazilian International School para o Ensino Fundamental Anos Finais está direcionada para a aquisição de competências através da interdisciplinaridade. Os estudantes são encorajados a desenvolver o protagonismo na aprendizagem, bem como autonomia e prazer pelo aprendizado.
As abordagens pedagógicas propostas neste ciclo têm a intenção de promover aprendizagens significativas, por meio de sensibilização, interpretação, análise crítica e do raciocínio lógico.
Comprometido com uma educação bilíngue de excelência, o Brazilian International School proporciona aos estudantes do Fundamental Anos Finais acesso a exames de proficiência e ainda a vivências internacionais. O propósito dessas experiências é alargar os horizontes dos alunos, tanto a nível cultural como de conhecimentos.
Proposta pedagógica de Ensino Fundamental: 6º ao 8º ano
Com o intuito de oferecer aos alunos recursos para que desenvolvam todas as suas potencialidades, o Brazilian International School adota o currículo formal brasileiro e o currículo internacional. Dessa forma, o programa de ensino bilíngue fica mais rico e os estudantes têm acesso a uma gama mais abrangente de conteúdos.
Língua Portuguesa (Gramática, Redação, Literatura e Compreensão Textual), Matemática, História, Geografia, Ciências, Múltiplas Linguagens, Formação Humana e Informática integram o currículo brasileiro. Já o currículo internacional conta com as disciplinas de Language, Science, History and Geography, Arts, Espanhol, Maker, Global Perspectives, Speech e PSHE – Physical Social and Health Education.
O projeto pedagógico do Colégio é estruturado com base em uma proposta sociointeracionista e humanista, onde o aprendizado acontece a partir das interações e dos estímulos oferecidos pelo ambiente social. Pensando nisso, a instituição contempla no seu plano métodos criativos e inovadores.
O papel do professor no Ensino Fundamental Anos Iniciais é o de facilitador, apresentando propostas, desafios e atividades para que os estudantes tenham oportunidades constantes de evoluir. Os docentes fazem a mediação em um processo de aprendizagem ativo, pois os verdadeiros protagonistas do ensino são os alunos.
No cotidiano escolar, o Brazilian International School faz uso da metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). De acordo com esse método, o aprendizado acontece a partir da interdisciplinaridade entre essas cinco áreas de conhecimento. Oferecendo essa abordagem aos alunos, o Colégio propicia momentos de socialização, integração, desenvolvimento do raciocínio lógico, construção e o aprendizado interdisciplinar envolvendo: ciências, matemática, artes, empreendedorismo e tecnologia.
Os professores propõem problemas e, através da integração entre esses campos disciplinares, os estudantes se utilizam de diferentes dispositivos para chegar a soluções. Constantemente desafiados e estimulados, aprendem a importância do trabalho em grupo e fazem uso constante da criatividade na busca por resultados.
Para o Brazilian International School, é essencial que os educandos ampliem o repertório intelectual, mas também sejam plenamente capazes de compartilhá-lo. Por esse motivo, são encorajados a apresentar as suas hipóteses e conclusões, exercitando competências comunicacionais que são valorizadas pessoal e profissionalmente.
Uma das maiores dificuldades de modelos arcaicos de ensino é o distanciamento entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, algo que é revertido com a abordagem interdisciplinar. Os alunos conectam os tópicos trabalhados com o próprio contexto, gerando proximidade e transformações visíveis.
O sistema de avaliação desenvolvido pelo Brazilian International School observa o aluno integralmente e de maneira processual, identificando suas dificuldades e sinalizando caminhos para superá-las. Nessa perspectiva, o aluno passa a ser além de protagonista, corresponsável pela sua aprendizagem.
Nesse sentido, ao perceber que tem o potencial para promover os seus próprios saberes, é natural e esperado que ele se sinta impelido a demonstrar um maior envolvimento com o processo. Ou seja, o impacto é muito mais positivo e duradouro.
Exame Cambridge
Tal como acontece no Ensino Fundamental Anos Iniciais, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais também podem se inscrever para os exames da Universidade de Cambridge. As provas disponíveis para esta fase consistem nos Exames KET (exame de nível elementar) e PET (exame de nível intermediário).
As duas avaliações são os primeiros níveis do Cambridge ESOL, teste de proficiência oficial da instituição para pessoas que não têm o inglês como língua materna. A avaliação das habilidades linguísticas acontece nas mais diferentes situações cotidianas, abrangendo leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral.
A classificação tem dois níveis, aprovado e aprovado com mérito, e os alunos recebem um Certificado Internacional, o qual é emitido na Inglaterra pela universidade.
A partir do 9º ano os alunos já passam a fazer simulados do SAT (Scholastic Aptitude Test) e TOEFL IBT (teste de proficiência em Inglês), necessários para a admissão nas universidades do exterior.
BEO - British English Olympics
Anualmente, a Oxford Education realiza a BEO – British English Olympics, uma olimpíada de conhecimento direcionada para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais provenientes de mais de 20 países. O evento acontece no Reino Unido e consiste em sete competições multidisciplinares, como, por exemplo, debates e números de dança.
Desde 2015, o Brazilian International School participa do concurso graças ao excelente desempenho dos estudantes do Colégio nos exames de Cambridge. Neste momento, somos a escola brasileira com o maior número de troféus, uma conquista que demonstra os resultados de um trabalho intenso de preparação e a desenvoltura dos alunos com a língua inglesa.