A rotina de estudos é um passo importante para o aluno que procura se aprimorar e obter melhores resultados acadêmicos. Nós, educadores, percebemos que para alguns alunos estudar é um momento mais tranquilo e para outros demanda mais esforço e organização.
Criar um hábito de estudos é um processo que varia de um aluno para o outro. Os educadores sempre observam as dificuldades de cada um e auxiliam na organização de uma rotina personalizada, muitas vezes oferecendo momentos com um atendimento individualizado. Assim, fica possível acompanhar o desenvolvimento e progressos alcançados.
Por meio de planejamento e a criação de uma rotina, é possível melhorar a concentração, o foco, a produtividade e o desempenho.
Segue um guia com algumas orientações para a elaboração de uma rotina de estudos:
– Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia as disciplinas que irá estudar;
– Estabeleça metas em curto prazo;
– Alterne disciplinas de sua preferência com as que exijam mais esforço;
– Marque em uma tabela cada tarefa realizada;
– Escolha um local silencioso, arejado, claro e favorável à sua concentração;
– Elimine distratores: jogos eletrônicos, televisão, celular, etc;
– Anote suas dúvidas para conversar com o educador;
– Determine períodos curtos e com qualidade.
O papel da família é fundamental nesse processo de aprendizagem. O objetivo é acompanhar e verificar se seu filho consegue estabelecer essa rotina e rever determinados conteúdos. A família deve incentivar e apoiar esse hábito tão benéfico, porém com o cuidado de estimular o pensamento e a superação das dificuldades encontradas.