ENSINO FUNDAMENTAL II
A filosofia educacional do Brazilian International School para o Ensino Fundamental II está direcionada para a aquisição de competências através da interdisciplinaridade. Os estudantes são encorajados a desenvolver o protagonismo na aprendizagem, bem como autonomia e prazer pelo aprendizado.
As abordagens pedagógicas propostas neste ciclo têm a intenção de promover aprendizagens significativas, por meio de sensibilização, interpretação, análise crítica e do raciocínio lógico.
Comprometido com uma educação bilíngue de excelência, o Brazilian International School proporciona aos estudantes do Fundamental II acesso a exames de proficiência e ainda a vivências internacionais. O propósito dessas experiências é alargar os horizontes dos alunos, tanto a nível cultural como de conhecimentos.
Proposta pedagógica de Ensino Fundamental: 6º ao 8º ano
Com o intuito de oferecer aos alunos recursos para que desenvolvam todas as suas potencialidades, o Brazilian International School adota o currículo formal brasileiro e o currículo internacional. Dessa forma, o programa de ensino bilíngue fica mais rico e os estudantes têm acesso a uma gama mais abrangente de conteúdos.
Língua Portuguesa (Gramática, Redação, Literatura e Compreensão Textual), Matemática, História, Geografia, Ciências, Múltiplas Linguagens, Formação Humana e Informática integram o currículo brasileiro. Já o currículo internacional conta com as disciplinas de Language, Science, History and Geography, Arts, Espanhol, Maker, Global Perspectives, Speech e PSHE – Physical Social and Health Education.
O projeto pedagógico do Colégio é estruturado com base em uma proposta sociointeracionista e humanista, onde o aprendizado acontece a partir das interações e dos estímulos oferecidos pelo ambiente social. Pensando nisso, a instituição contempla no seu plano métodos criativos e inovadores.
O papel do professor no Ensino Fundamental II é o de facilitador, apresentando propostas, desafios e atividades para que os estudantes tenham oportunidades constantes de evoluir. Os docentes fazem a mediação em um processo de aprendizagem ativo, pois os verdadeiros protagonistas do ensino são os alunos.
No cotidiano escolar, o Brazilian International School faz uso da metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). De acordo com esse método, o aprendizado acontece a partir da interdisciplinaridade entre essas cinco áreas de conhecimento. Oferecendo essa abordagem aos alunos, o Colégio propicia momentos de socialização, integração, desenvolvimento do raciocínio lógico, construção e o aprendizado interdisciplinar envolvendo: ciências, matemática, artes, empreendedorismo e tecnologia.
Os professores propõem problemas e, através da integração entre esses campos disciplinares, os estudantes se utilizam de diferentes dispositivos para chegar a soluções. Constantemente desafiados e estimulados, aprendem a importância do trabalho em grupo e fazem uso constante da criatividade na busca por resultados.
Para o Brazilian International School, é essencial que os educandos ampliem o repertório intelectual, mas também sejam plenamente capazes de compartilhá-lo. Por esse motivo, são encorajados a apresentar as suas hipóteses e conclusões, exercitando competências comunicacionais que são valorizadas pessoal e profissionalmente.
Uma das maiores dificuldades de modelos arcaicos de ensino é o distanciamento entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, algo que é revertido com a abordagem interdisciplinar. Os alunos conectam os tópicos trabalhados com o próprio contexto, gerando proximidade e transformações visíveis.
O sistema de avaliação desenvolvido pelo Brazilian International School observa o aluno integralmente e de maneira processual, identificando suas dificuldades e sinalizando caminhos para superá-las. Nessa perspectiva, o aluno passa a ser além de protagonista, corresponsável pela sua aprendizagem.
Nesse sentido, ao perceber que tem o potencial para promover os seus próprios saberes, é natural e esperado que ele se sinta impelido a demonstrar um maior envolvimento com o processo. Ou seja, o impacto é muito mais positivo e duradouro.
Exame Cambridge
Tal como acontece no Ensino Fundamental 1, os estudantes do Ensino Fundamental 2 também podem se inscrever para os exames da Universidade de Cambridge. As provas disponíveis para esta fase consistem nos Exames KET (exame de nível elementar) e PET (exame de nível intermediário).
As duas avaliações são os primeiros níveis do Cambridge ESOL, teste de proficiência oficial da instituição para pessoas que não têm o inglês como língua materna. A avaliação das habilidades linguísticas acontece nas mais diferentes situações cotidianas, abrangendo leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral.
A classificação tem dois níveis, aprovado e aprovado com mérito, e os alunos recebem um Certificado Internacional, o qual é emitido na Inglaterra pela universidade.
A partir do 9º ano os alunos já passam a fazer simulados do SAT (Scholastic Aptitude Test) e TOEFL IBT (teste de proficiência em Inglês), necessários para a admissão nas universidades do exterior.
BEO - British English Olympics
Anualmente, a Oxford Education realiza a BEO – British English Olympics, uma olimpíada de conhecimento direcionada para alunos do Ensino Fundamental II provenientes de mais de 20 países. O evento acontece no Reino Unido e consiste em sete competições multidisciplinares, como, por exemplo, debates e números de dança.
Desde 2015, o Brazilian International School participa do concurso graças ao excelente desempenho dos estudantes do Colégio nos exames de Cambridge. Neste momento, somos a escola brasileira com o maior número de troféus, uma conquista que demonstra os resultados de um trabalho intenso de preparação e a desenvoltura dos alunos com a língua inglesa.