O BIS é um colégio bilíngue localizado na cidade de São Paulo que oferece a educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Por meio de uma proposta sociointeracionista, acredita que o processo do aprendizado só se torna efetivo e significativo utilizando a espontaneidade, a afetividade e a criatividade para que os alunos não apenas aprendam um conteúdo básico, e sim adquiram conhecimento, descobrindo suas habilidades e criando competências que serão usadas ao longo de suas vidas.
Sendo um colégio humanista, a parceria entre família e escola é muito respeitada e o contexto escolar se torna um lugar onde se aprende e se usa a emoção por meio da linguagem: a mais “humana” das ferramentas.
É importante esclarecer que existe um diferencial entre uma escola bilíngue e uma escola internacional. As escolas internacionais focam somente na cultura estrangeira e sua alfabetização acontece na Língua Inglesa. Também seguem o currículo e o calendário de seus países originários. Já uma escola bilíngue brasileira tem como foco a cultura de seu país de origem – além de outras culturas – sua alfabetização normalmente é na Língua Portuguesa e seguem currículo e calendários brasileiros. No Colégio BIS nossa Matriz Curricular é construída abrangendo componentes curriculares brasileiros e componentes curriculares internacionais. Os ciclos: Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio possuem diferentes disciplinas que completam a carga horária semi-integral. Também nosso Currículo Internacional, assim como o Currículo Brasileiro, é aprovado pelo MEC.
O ensino bilíngue torna o processo de aquisição da segunda língua muito mais natural e com resultados significativamente superiores. É sabido que estudantes bilíngues desenvolvem melhor suas habilidades nas áreas cognitivas, apresentam um melhor desempenho em testes de inteligência verbal, no pensamento global e na solução de problemas.
Aqui no BIS – Brazilian International School – desenvolvemos um programa bilíngue completo, nos currículos brasileiro e internacional. Durante a Educação Infantil, a criança participa de atividades pedagógicas, cuja língua estrangeira de comunicação é o inglês. O professor se comunica nesse idioma, fazendo com que a aquisição da nova linguagem seja feita de forma natural, significativa e prazerosa. Quanto mais cedo a criança começa a aprender um segundo idioma, mais efetiva será sua aquisição tornando-a um bilíngue natural, isto é, ela começa a pensar em inglês. O aprendizado na primeira infância é mais significativo devido ao fato de as crianças não se preocuparem em cometer erros – fator facilitador para as tentativas de aprendizagem.
“Crianças que ouvem mais de uma língua virtualmente a partir do nascimento são consideradas ‘bilíngues simultâneos’, enquanto as que começam a aprender uma segunda língua mais tarde são consideradas ‘bilíngues sequenciais’.” (Lightbown and Spada, 1999)
A partir do Ensino Fundamental até o Ensino Médio/High School, os alunos possuem uma grade curricular bilíngue, coerente à abordagem sociointeracionista de ensino. Experiências internacionais e nacionais, tais como: viagens, acampamentos, olimpíada acadêmica na Inglaterra, intercâmbio na Califórnia, entre outros, fazem com que nossos alunos ampliem sua vivência de mundo e enriqueçam sua bagagem acadêmica.
O processo do aprendizado em uma educação bilíngue tem o objetivo de preparar o aluno para interagir com segurança em um mundo globalizado, pois a habilidade de se comunicar em outro idioma para ele se torna algo natural. Aprender uma língua é também descobrir os valores culturais da sociedade que a fala.
O BIS, em seu processo de aprendizado, amplia por meio da Língua Inglesa as possibilidades de socialização com o objetivo de que seus alunos se destaquem adquirindo um currículo diferenciado, isto é, ao se formar o aluno recebe um dual diploma, possibilitando ingressar em faculdades aqui no Brasil e/ou no exterior.
A partir do Year 3 (3º ano) o BIS oferece aos seus alunos a possibilidade de realizarem os exames de Cambridge, com o intuito de testarem e validarem seu nível de inglês. São eles: Starters (Year 3), Flyers (Year 4), Movers (Year 5), KET (Year 7), PET (Year 9), FCE (Year 10) e CAE (Year 12). Durante o ano letivo, a professora titular do Currículo Internacional prepara todos os seus alunos para o exame de Cambridge e fica a critério de cada família se o educando realizará ou não a prova. As classes Year 6, Year 8 e Year 11 não fazem o exame para se preparem para o ano seguinte.
Além dos exames de Cambridge, nossos alunos passam no ano de fechamento de cada ciclo – Year 5 (Fundamental I) e Year 9 (Fundamental II) – pelo exame internacional TOEFL.
Para se ter um ensino de excelência, o BIS se preocupa na seleção de seus educadores. A Direção e a Coordenação Pedagógica analisam criteriosamente os currículos recebidos. No processo seletivo, o profissional passa por entrevista nos dois idiomas, preenchendo também um questionário na Língua Inglesa. É avaliada a qualificação acadêmica, experiências profissionais e as características e habilidades para um bom relacionamento. Acreditamos que um bom professor é aquele que antes de ensinar e educar os seus alunos, também aprende. Por prezar pela qualidade pedagógica de ensino, o Brazilian International School possui um programa de capacitação pedagógica que oferece a oportunidade aos seus educadores de se aprimorarem e darem sequência ao seu aprendizado profissional. Além disso, no início de cada semestre, acontece uma semana pedagógica, trazendo palestrantes com temas que permeiam o âmbito da educação. Quinzenalmente, o coordenador de cada ciclo, atende individualmente os professores e, mensalmente, são realizadas reuniões em grupo por ciclo com o objetivo de todos trocarem vivências e experiências na área da educação. Também, uma vez por mês, o Colégio BIS desenvolve o projeto Fundamente-se, no qual alunos, colaboradores e famílias são convidados para assistirem palestras que abordam diferentes temas. De acordo com Eva Engholm, “a língua é a chave para o coração de um povo. Se perdemos a chave, perdemos o povo. Se guardamos a chave em lugar seguro, como um tesouro, abriremos as portas para riquezas incalculáveis, riquezas que jamais poderiam ser imaginadas do outro lado da porta”.
Por Audrey M.I. Pellegrino Taguti – Diretora pedagógica do Brazilian International School
Pedagoga, Orientadora Educacional, Pós Graduada em Psicopedagogia e Bilinguismo, atua 36 anos na área da Educação.