BENEFÍCIOS DO ENSINO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

junho 30, 2025

A primeira infância, fase que vai de 0 a 6 anos, é o período de maior desenvolvimento cerebral de um ser humano. As experiências vivenciadas, as habilidades adquiridas e os estímulos apresentados nessa fase reverberam diretamente na vida adulta de uma pessoa. Sabendo disso, muitos pais frequentemente buscam o aconselhamento de pediatras ou profissionais da Educação Infantil para entender o que seus filhos precisam aprender, e uma das respostas mais comuns está relacionada ao desenvolvimento e aprendizado da linguagem, da comunicação.

O Brazilian International School, em sua proposta pedagógica, promove a educação bilíngue, por meio do ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, considerando uma imersão linguística e cultural nos dois idiomas.

A aquisição de um segundo idioma na primeira infância traz benefícios que impactam positivamente no desenvolvimento acadêmico e social de um ser humano. Crianças bilíngues desde cedo mostram um desenvolvimento precoce, tornando-se cognitivamente mais flexíveis que as monolíngues.

“O bilinguismo traz benefícios significativos para o desenvolvimento linguístico e educacional das crianças. Ao continuarem a desenvolver suas habilidades em duas ou mais línguas ao longo dos anos do ensino fundamental, elas aprofundam sua compreensão sobre a linguagem e aprendem a usá-la de forma mais eficaz. Esse processo oferece mais oportunidades de prática e favorece a comparação entre as diferentes formas que cada idioma tem de organizar a realidade. Além disso, crianças bilíngues tendem a desenvolver maior flexibilidade de pensamento, resultado do processamento constante de informações em duas línguas distintas.” (Cummins, J. (2000) Language, Power, and Pedagogy.)

Indivíduos bilíngues não são apenas capazes de expressar uma ideia em duas línguas, mas também têm a oportunidade de vivenciar experiências que fazem parte de duas culturas. O bilinguismo é de fato a chave para o biculturalismo. A aquisição simultânea de duas ou mais línguas desde o nascimento não representa um risco para o desenvolvimento cognitivo ou social das crianças, e sim, oferece benefícios muitas vezes não disponíveis para monolingues.