ARTE E EDUCAÇÃO – QUAL A RELAÇÃO E A IMPORTÂNCIA NO ENSINO?

novembro 24, 2020

“A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo”. Ao refletirmos com o poeta Mayakóvski sobre a potente ferramenta que a Arte representa para a transformação do mundo, compreendemos como a “Educação Artística” exerce papel fundamental no desenvolvimento de habilidades cada vez mais necessárias para a formação integral de uma pessoa.

Na proposta de Educação Bilíngue do Colégio BIS para os ciclos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e High School, a Arte vai além das atividades extraclasses, sendo abordada em suas diferentes manifestações, justamente por impactar diretamente no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.

A Arte carrega em seu DNA alguns elementos como a imaginação, a criação, a renovação e a revolução. Em uma sociedade em que as soluções de problemas demandam capacidade inventiva e inovadora, a Arte aplicada na educação auxiliará ainda mais na construção do senso crítico e na habilidade de interpretação, imaginação e observação dos alunos para o direcionamento e busca de novos caminhos para os mais diversos desafios que possam surgir.

No Colégio BIS a Arte não é somente compreendida como uma disciplina curricular. A Arte é integrativa e interdisciplinar. Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, os alunos são provocados e instigados a desenvolverem todo seu potencial cognitivo, motor e emocional por meio das aulas de Teatro, Música, Artes, Literatura, Maker, Speech, Múltiplas Linguagens etc, e dos projetos como: o estudo de diferentes Artistas Plásticos e Artes Plásticas, a realização da Mostra Cultural, a construção da Feira do Livro, as apresentações do Sarau literário, a participação dos alunos no projeto British English Olympics e Show de Talentos, entre outros.

Tais oportunidades de manifestação e contato com a expressão artística desenvolvem no aluno o autoconhecimento, a autoestima, a empatia, a valorização de suas próprias produções e de terceiros, além da opinião crítica para a busca de sua autoevolução.

AULA DE TEATRO, AULA DE MÚSICA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Considerando toda a importância da Arte na educação, é imprescindível que o contato com o “fazer artístico” aconteça desde a mais tenra idade. Na proposta pedagógica bilíngue e sociointeracionista promovida pelo Colégio BIS, a Arte também é uma ferramenta considerável para a aquisição e expressão oral da Língua Inglesa.

Nas aulas de Teatro em inglês, o aluno é instigado a se comunicar com o seu corpo de forma geral. Apesar da realidade imersa em aparatos eletrônicos e distanciamento emocional, o Colégio BIS oferece conexões artísticas que impulsionam o aluno através da co-criação e espontaneidade.

As aulas de Teatro enfatizam expressões faciais e vocais, movimentos corporais distintos e o uso da imaginação constante para inserir o aluno em um mundo onde ele trabalhe seus sentimentos a partir de histórias, as quais são, em um primeiro momento, contadas pelo professor e, na sequência, encenadas em conjunto com os alunos. A não utilização de objetos (na maioria das vezes) intensifica o uso do “faz de conta” em que os alunos iniciam o processo de assimilação da Língua Inglesa por meio de repetições na fala, movimentos do corpo e consequentemente evoluindo para a expressão oral espontânea no segundo idioma.

As aulas de musicalização no Colégio BIS também ocupam um espaço importante no processo de construção do conhecimento dos alunos, tendo como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, concentração, socialização e afetividade. Quando oferecemos música e um ambiente sonoro, permitimos que bebês e crianças iniciem, intuitivamente, seu processo de musicalização. Escutando os diferentes sons de brinquedos, dos objetos, do ambiente e do próprio corpo, há observação, descoberta e reações.

Na fase em que se iniciam os primeiros contatos com a música, as aulas são ministradas de maneira lúdica e com bastante liberdade. As atividades propostas estimulam a consciência corporal, exploração de gestos e ritmos, incentivando a expressão artística também através do corpo. As músicas presentes na rotina escolar, com as quais a criança estará cada vez mais familiarizada, auxiliarão nestas tarefas.

O pensar, tocar e ouvir música, portanto, têm caráter necessário da primeira infância às demais fases do desenvolvimento como elemento que auxilia a moldar o ser e o saber. Seja no estímulo às emoções, no desabrochar das habilidades artísticas, no desenvolvimento da autoestima ou na criatividade de nossas crianças.

A ARTE E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE UM POVO

Outra perspectiva importante a ser mencionada sobre a Arte no contexto educacional é a abrangência da diversidade de manifestações artísticas que levam o aluno a descobrir, valorizar e respeitar nossa cultura regional, como quando aprendem nas aulas de Teatro sobre danças circulares, percussões e ritmos regionais que resgatam nossa ascendência histórica, sempre valorizando a identidade cultural de cada povo.

Quanto mais cedo o contato com esses tipos de conteúdo e manifestações, maiores as chances de o educando desenvolver aptidão para percorrer caminhos mais criativos de aprendizado, sempre respeitando empaticamente as bagagens histórico-culturais de cada pessoa.

A Arte deve ser reconhecida como uma manifestação policultural e não limitada somente ao desenho ou à pintura. No Colégio BIS, a música, a dança, as artes plásticas, o teatro, o artesanato, as artes cênicas, o cinema, a literatura, a poesia e a filosofia fazem parte do processo de construção de conhecimento de todos os nossos alunos.

O Colégio BIS preocupa-se com a implementação de uma educação artística de alta qualidade, sempre conectada às outras disciplinas. O compromisso com a formação humanista e integral de cada aluno se inicia na Educação Infantil e percorre todos os ciclos educacionais até o High School. Isso acontece, pois as vivências de experiências significativas promovidas pela escola favorecem a construção de um conhecimento de mundo ampliado que certamente seguirá reverberando por toda a vida de nossos educandos.

A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver.
(Paul Klee)

Artigo por: Beatriz Martins (Coordenadora da Educação Infantil), Gustavo Braga (Educador de Teatro) e Marcos Paulo Iazzetti (Educador de Música)