EDUCAÇÃO INFANTIL

Quando pensamos em Educação Infantil é importante compreendermos que esse ciclo educacional contempla a fase do desenvolvimento humano caracterizada como Primeira etapa da educação que vai de 0 a 6 anos de vida. 

Vale ressaltar que essa é uma etapa determinante para a aquisição e estabelecimento de habilidades fundamentais aprendidas pelas crianças. É justamente nesse período que ocorre o início de uma série de comportamentos e interações com o ambiente e com as pessoas que fazem parte do desenvolvimento infantil.

Graças à incrível capacidade de plasticidade cerebral das crianças, ainda mais evidente nesta fase, esse é um período crucial para a formação da personalidade, construção de valores e aguçar a curiosidade.

Portanto, vale conhecer a importância do trabalho pedagógico realizado na Educação Infantil, uma vez que os estímulos recebidos na Primeira Infância surtem total efeito na vida adulta de uma pessoa.

Pensando nisso, o Brazilian International School conta com um projeto de Educação Infantil em São Paulo focado no desenvolvimento global das crianças. A instituição trabalha com o ensino bilíngue desde o ingresso dos educandos, a partir de 1 ano de idade.

Proposta pedagógica do Ensino Infantil

O Brazilian International School baliza a proposta pedagógica da Educação Infantil, levando em conta um tripé muito importante: CUIDAR, BRINCAR e EDUCAR. A criança aprende brincando e também quando é bem cuidada, acolhida e amparada.

A aquisição de um segundo idioma na primeira infância impacta positivamente no desenvolvimento acadêmico e social de um ser humano. Crianças bilíngues desde cedo mostram um desenvolvimento precoce, tornando-se cognitivamente mais flexíveis que as monolíngues.

A interdisciplinaridade assume um papel importante na forma como o Brazilian International School conduz essa etapa da educação básica. O conteúdo programático é ministrado por meio de projetos que norteiam as atividades nas diferentes áreas do conhecimento:  preparados de acordo com os interesses e solicitações dos educandos, sem deixar de contemplar o currículo oficial.

Cuidar

No Brazilian International School o olhar para o acolhimento se dá desde o momento do primeiro contato das famílias com a Equipe Pedagógica, de modo a garantir que a adaptação ao novo contexto escolar e aos novos referenciais seja um momento significativo na vida das crianças. 

Além do cuidado emocional, na Educação Infantil é primordial o cuidado com a saúde física de cada aluno. Um olhar para a alimentação balanceada e saudável e cuidados com o asseio e higiene também garantem que a criança vivencie as experiências pedagógicas sempre de maneira integral.

Brincar

A criança aprende brincando. Essa é uma afirmação popular e generalizada, mas que é de fato muito levada a sério em todas as propostas pedagógicas da Educação Infantil do Brazilian International School.

O ato de brincar é um fenômeno inerente à descoberta das experiências infantis. A criança que brinca se desenvolve em sua integralidade. Dessa forma, garantimos espaços lúdicos e propostas que incentivem os alunos a explorarem a criatividade, a curiosidade, as experiências com a natureza, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

Mais do que isso, o ato de brincar na proposta bilíngue da Educação Infantil do Brazilian International School proporciona também por meio de jogos dirigidos e brincadeiras culturais a aquisição e ampliação do vocabulário na Língua Inglesa. As crianças aprendem a língua brincando e vivenciando o segundo idioma. Learn by playing and living!

Educar

Considerando o tripé necessário para garantir a sustentação do trabalho pedagógico na Educação Infantil, vale ressaltar que os “conteúdos e as experiências” propostas pelo Colégio contemplam em primeiro lugar o respeito e a garantia aos Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências elencados na Base Nacional Comum Curricular.

A partir da proposta sócio interacionista em que o meio e as pessoas que fazem parte da vida escolar dos alunos tornam-se “pontes mediadoras” da construção do conhecimento deles, realizamos um trabalho por meio de projetos interdisciplinares que norteiam as vivências, experiências e descobertas cognitivas.

Objetivos específicos da Educação Infantil e os campos de experiência no Brazilian International School

Com base nos Campos de Experiência da BNCC, o Colégio direciona o seu trabalho diário na Educação Infantil proporcionando a evolução de cada criança, respeitando a sua individualidade. O exercício da empatia, por exemplo, é desenvolvido desde o C1 por meio de projetos e subprojetos onde os alunos se colocam no lugar do outro e melhoram a convivência.

Na prática pedagógica diária e nas atividades extraclasse a movimentação é uma prioridade, proporcionando a formação da consciência corporal e a identificação dos limites e potencialidades. Através de circuitos, parques dirigidos, além das brincadeiras habituais, os educadores trabalham essas noções consistentemente.

A convivência com as diferentes manifestações artísticas amplia o repertório de expressão das crianças, principalmente quando estimulada ainda na primeira infância. Explorando traços, sons, cores e formas em uma vivência libertadora, os alunos do Brazilian International School criam as suas próprias produções e desenvolvem o senso crítico e estético.

O raciocínio lógico e a resolução de problemas encontram espaço nas atividades por meio de jogos abstratos e concretos. Dessa forma, e a partir das sugestões e questionamentos das próprias crianças, surgem temas de projetos pedagógicos que discutem a noção de tempo, fenômenos naturais e socioculturais.

O processo de alfabetização é iniciado bem antes da escrita e leitura das primeiras palavras. O Brazilian International School desenvolve rodas de leitura, “contações de história” e dramatizações na Língua Portuguesa e Inglesa para ampliar a oralidade, a compreensão, instigar a imaginação e o desenvolvimento do vocabulário.

A leitura, mediada pelos educadores do Brazilian International School, serve como fio condutor para a introdução ao universo da escrita.

Educação Infantil: atividades extraclasse

Para o Colégio BIS, é essencial promover a diversidade musical, corporal e artística dos educandos desde cedo. É por isso que a oferta de aulas semanais de Artes, Música, Teatro e Educação Física fazem parte do projeto da instituição. 

Todas as outras atividades, nas quais o inglês está sempre presente de forma natural e divertida, objetivam contribuir com o amadurecimento de competências socioemocionais, cognitivas e motoras das crianças.

Artes, Teatro e Música

A Arte deve ser reconhecida como uma manifestação policultural e não limitada somente ao desenho ou à pintura. No Brazilian International School, a música, a dança, as artes plásticas, o teatro, o artesanato, as artes cênicas, o cinema, a literatura, a poesia e a filosofia fazem parte do processo de construção de conhecimento de todos os nossos alunos.

Considerando toda a importância da Arte na educação, é imprescindível que o contato com o “fazer artístico” aconteça desde a mais tenra idade. O Brazilian International School preocupa-se com a implementação de uma educação artística de alta qualidade, sempre conectada às outras disciplinas. O compromisso com a formação humanista e integral de cada aluno se inicia na Educação Infantil.

As aulas de musicalização no Brazilian International School também ocupam um espaço importante no processo de construção do conhecimento dos alunos, tendo como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, concentração, socialização e afetividade.

Na fase em que se iniciam os primeiros contatos com a música, as aulas são ministradas de maneira lúdica e com bastante liberdade. As atividades propostas estimulam a consciência corporal, exploração de gestos e ritmos, incentivando a expressão artística também através do corpo.

A exploração musical acontece em consonância com o apelo a outros sentidos como a visão e o tato, essenciais para uma assimilação mais completa. À medida que as crianças se desenvolvem, as práticas se adaptam às novas fases e habilidades, incluindo atividades rítmicas com o próprio corpo (correr, saltar, bater palmas, etc.).

Esse entendimento do corpo é importante também nas aulas de teatro em inglês do Colégio, onde o aluno é instigado a se comunicar com o seu próprio organismo. Esses momentos enfatizam as expressões faciais e vocais, os diferentes movimentos e o uso constante da imaginação.

A não utilização de objetos (na maioria das vezes), intensifica o uso do ‘faz de conta’, onde os alunos iniciam o processo de assimilação da Língua Inglesa por meio de repetições na fala e movimentos corporais. O Brazilian International School oferece conexões artísticas que impulsionam o aluno através da cocriação e espontaneidade.

Educação Física

Na Educação Infantil, a Educação Física desempenha um papel muito importante. A criança desta fase está em pleno desenvolvimento das funções motoras, cognitivas, emocionais e sociais, passando da fase do individualismo para a das vivências em grupo. O espaço criado por estas aulas é propício para a promoção do aprendizado por meio da ludicidade.

Os jogos e brincadeiras proporcionam o aprendizado através de experiências com o corpo, materiais e de interação social. Assim, as crianças descobrem-se, exploram os seus limites, relacionam-se com outras pessoas e expressam os seus sentimentos.

Biblioteca

A nossa biblioteca é composta por um material moderno e completo. Por meio de estratégias lúdicas, os educandos são encorajados a desenvolver o gosto pela leitura e o bom uso dos livros.

Ao longo do ano, desenvolvemos projetos de literatura a partir de um trabalho minucioso que traz para o radar dos alunos diferentes obras ou grandes autores internacionais e nacionais, desde Oscar Wilde, com a emocionante obra “The Selfish Giant”, a Julia Donaldson e o icônico livro “The Grufallo” e o tão famoso “Sítio do Pica-Pau Amarelo” de Monteiro 

Espaço Natureza

A consciência ambiental, tão importante quanto necessária, é desenvolvida no Espaço Natureza. As atividades propostas estão relacionadas com o desenvolvimento de um comportamento sustentável, conhecendo a horta, as plantas, cultivando e acompanhando o ciclo produtivo até a colheita e transformação dos alimentos ou o seu consumo puro.

Culinária

Bons hábitos alimentares são cultivados ainda na infância. Durante as aulas de culinária, as crianças têm a oportunidade de preparar e experimentar diferentes alimentos e receitas, utilizando, muitas vezes, o que é produzido na horta. 

Elas observam como os alimentos são preparados e as mudanças físicas que acontecem durante esse processo. Sentem o gosto, o cheiro, a textura e dizem se gostaram ou não.

Tecnologia

Uma educação completa, atualmente, também passa pela relação com a tecnologia. Considerando isso, a proposta dessa atividade é integrar esse recurso aos projetos pedagógicos. Os alunos das salas de C4 e C5, por exemplo, trabalham diretamente com a plataforma Matific, que aborda o ensino da Matemática de forma lúdica.

A Metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) para solução de problemas é um dos métodos de integração da tecnologia com diferentes áreas de conhecimento.

As aulas são intercaladas entre a utilização de iPads e trabalhos manuais. Dessa forma, os alunos farão uma conexão com o mundo real, bem como utilizarão os seus impulsos volitivos.

Idades para matrícula

Educação Infantil/ 1° ano do Ensino Fundamental I
Idade

Observações para matrícula de acordo com a Deliberação CEE  n.º 166/2019 e Parecer CEE 137/2019

C1
1 ano
Crianças que completam essa idade até 31/03
do ano vigente.
C2
2 anos
Crianças que completam essa idade até 31/03
do ano vigente.
C3
3 anos
Crianças que completam essa idade até 31/03
do ano vigente.
C4
4 anos
Crianças que completam essa idade até 31/03
do ano vigente.
C5
5 anos
Crianças que completam essa idade até 31/03
do ano vigente.
Year 1
6 anos
Crianças que completam essa idade até 31/03
do ano vigente.

Alunos matriculados em 2019 terão a sua progressão assegurada, sem interrupção, mesmo que estejam fora do limite estabelecido pela data de corte, considerando seus direitos de continuidade e prosseguimento nos estudos.

Que saber mais sobre o Colégio?
Preencha os dados que ligaremos para você!