Currículo da Educação Infantil

O ensino da língua portuguesa e inglesa acompanha de maneira atualizada e dinâmica as novas tendências de conduzir a criança a integrar-se na cultura e alcançar fluência nos dois idiomas.

A proposta é colocar o aluno em contato com os idiomas por meio de diversas atividades pedagógicas, além da utilização da biblioteca, de excursões diversas, de atividades no laboratório de informática, dentre outras.

A criança da Educação Infantil está na “primeira infância”, período sensível ao aprendizado da linguagem. O preparo intensivo para assimilá-la já se produz no primeiro ano, quando a criança aprende a pronunciar os sons e começa a aprender e a pronunciar as primeiras palavras.

O currículo é desenvolvido em Inglês, porém a partir do C4 são introduzidas aulas na Língua Portuguesa com o objetivo de iniciar o processo de alfabetização.

O conteúdo programático é ensinado por meio da interdisciplinaridade, na forma de projetos preparados de acordo com os interesses e solicitações dos educandos, sem deixar de contemplar o currículo oficial.

Objetivos Específicos da Educação Infantil:

• Desenvolver atividades motoras, perceptivas de linguagem, de orientação temporal e espacial, de lateralidade e a noção de esquema corporal necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita;
  • Facilitar a compreensão e a utilização do ambiente que cerca o aluno para desenvolver o pensamento operacional concreto;
  • Proporcionar situações adequadas que o preparem para as práticas em relação à saúde e à higiene.

Os trabalhos são realizados sempre respeitando a faixa etária dos alunos.

A filosofia educacional da escola e a sua metodologia têm como objetivo desenvolver o aluno para que ele seja capaz de enfrentar o futuro de forma consciente e crítica. Ela inclui a organização de elementos estimuladores das Inteligências Múltiplas, despertando no aluno a criatividade e dando-lhe oportunidade para que possa variar suas áreas de conhecimento. Além disso, há a prioridade de tornar possível a integração de todas as crianças com:

• As outras crianças;
  • Um ambiente escolar que possui regras;
  • As diferentes línguas, enfatizando as Línguas Portuguesa e Inglesa;
  • Os educadores como mediadores no processo de ensino/aprendizagem;
  • Os temas do mundo;
  • As ideias e os conceitos diversos (antigos e atuais);
  • O material didático;
  • As famílias;
  • A natureza e os animais;
  • O passado, o presente e o futuro;
  • A saúde e a higiene;
  • A defesa do meio ambiente;
  • Todas as divisões curriculares;
  • As brincadeiras.

Atividades Extraclasse

A diversidade musical, artística e corporal é transmitida por meio de aulas dirigidas de Artes, Música, Teatro e Educação Física, realizadas uma vez por semana. A Língua Inglesa está presente em todas as atividades de forma natural e divertida.

Artes

As crianças executam atividades artísticas utilizando os recursos disponibilizados pela escola. Trabalhos manuais são realizados e cada classe se utiliza da sala de artes, onde podem experimentar diferentes tipos de materiais e explorar as suas variadas sensações (visão, audição, tato e olfato).

Música

As crianças cantam e interpretam canções em Inglês com um profissional especializado em aulas de música. O conteúdo está relacionado ao projeto de cada classe e ao cotidiano escolar.

Teatro

As aulas de teatro são ministradas por um profissional especializado, que propõe atividades às crianças que enfatizam o desenvolvimento da criatividade, interpretação e dramatização. Essas atividades são realizadas em um ambiente de magia, diversão e distração. As fantasias e ornamentos reforçam a construção das histórias, jogos e apresentações.

Educação Física

As crianças executam uma série de exercícios e jogos em que o objetivo principal é o desenvolvimento da coordenação motora.

Biblioteca

Um completo e moderno material compõe nossa biblioteca. O objetivo é estimular o contato das crianças com tipos diferentes de leitura, como fábulas, rimas, contos, etc. Por meio de estratégias lúdicas, a criança é encorajada a desenvolver o gosto pela leitura e o bom uso dos livros.

Videoteca

As crianças assistem a vídeos na Língua Inglesa como um complemento aos projetos e atividades de idioma e interpretação.

Jardinagem

A consciência ambiental é desenvolvida a partir do convívio com a natureza, a horta, o pomar e o viveiro. A cada semana uma classe é responsável por molhar e cuidar do pomar e da horta, como também alimentar e dar água aos animais. A horta também é explorada durante as aulas de culinária.

Culinária

As crianças preparam seus lanches com diferentes ingredientes e os experimentam. Elas observam como os alimentos são preparados e as mudanças físicas que acontecem durante esse processo. Elas sentem o gosto, o cheiro, a textura e se manifestam se gostaram ou não.

Informática

A proposta é ensinar as crianças a utilizarem corretamente o computador e introduzi-las aos conceitos básicos de informática, de uma maneira bem dosada e divertida. As atividades são intercaladas entre a utilização do computador e trabalhos manuais. Dessa forma, as crianças farão uma conexão com o mundo real, bem como utilizarão os seus impulsos volitivos.

Idades para matrícula

Educação Infantil/ 1° ano do Ensino Fundamental I